sábado, 9 de junho de 2007

Logística Reversa: A Gestão do Ciclo de Vida do Produto

Um novo passo está sendo inserido na Missão da gestão logística: o controle sobre o ciclo de vida do produto. Dois aspectos são relevantes para esta Gestão:
- A Legislação Ambiental está direcionando a responsabilidade das empresas em controlar todo o ciclo de vida do produto e não apenas a responsabilidade de entregar o produto. Desta forma legalmente as empresas passam a ser responsáveis pelo o impacto que seus produtos podem causar ao meio ambiente.

- Um segundo aspecto envolve o elo mais importante da cadeia de suprimentos, o consumidor, que desperta para uma consciência ecológica, exigindo desta forma maior responsabilidade dos seus fornecedores, e dando credibilidade às empresas verdes, possibilitando a estas empresas uma vantagem competitiva.
Para a logística o conceito de ciclo de vida do produto vai a partir de sua concepção até o destino final dado a este produto, seja o descarte, reparo ou reaproveitamento. E para isto um bom controle sobre o ciclo de vida do produto requer ferramentas de gestão que possibilitem um controle eficaz deste ciclo, sendo importante saber de onde o produto "saiu" e para onde ele "foi", ou seja, possibilitar a rastreabilidade do produto diante de uma cadeia de suprimento cada vez mais complexa.
A Logística Reversa está em uma fase de desenvolvimento e a sua prática é evidenciada nas indústrias de bebidas, com o retorno das garrafas para o processo produtivo e o tratamento dos resíduos, e latas de alumínio, com os programas de reciclagem que começam nas escolas primárias, e o exemplo destas empresas pode nos ajudar na implantação de sistemas de gestão da logística reversa e gestão ambiental. O bom controle sobre o ciclo de vida do produto requer um bom sistema de gestão para possibilitar um controle eficaz deste ciclo.

maio/2.003

Felipe G. R. Trigueiro,
Gerente de Logística da Norlog
logistica@norlog.com.br

Nenhum comentário: