segunda-feira, 11 de junho de 2007

O Futuro da Logística Global


ergunte a 10 pessoas o significado de Logística e você receberá o mesmo número de respostas explicando-a. Porém, muitos não descreverão todo o seu potencial, porque poucos estão explorando sua ampla gama de técnicas integradas.
Para ilustrar um exemplo, imagine um fabricante de roupas de moda que fornece a centenas de clientes no mundo inteiro. A partir do momento que os pedidos são colocados, é instalado um sistema de administração do fornecedor para monitorar o progresso do pedido. Se o prazo não será atendido, o varejista é alertado com antecedência o suficiente pata tomar uma ação alternativa.
Uma vez recebido o produto acabado no formato final certo, este pode ser expedido do modo mais efetivo, freqüentemente em cargas consolidas, em vez de ter que completar seu próprio contenedor.
Esta é exatamente a flexibilidade que o comprador deseja a princípio.
O cenário alternativo em alguns setores de bens de consumo é a técnica de "postponement" (retardamento), onde as opções de produtos se mantêm flexíveis e são completadas o mais tarde possível na cadeia de suprimentos.
Por exemplo, no setor de vestuário, os artigos não-tingidos poderão ser trazidos do extremo oriente, desembarcados na Europa e tingidos localmente, para atender à demanda. Da mesma forma, alimentos de determinadas marcas poderão ser estocados num local central e depois terem diferentes identificações de nacionalidade aplicadas para, em seguida, serem distribuídos a outros países.
Esta abordagem, onde uma empresa logística agrega valor aos produtos entre a colocação do pedido e a entrega final, é uma das mudanças no setor. Do ponto de vista do diretor de finanças, os produtos acabados em trânsito fora da fábrica são tratados como inventário. Sua situação exata e o conteúdo sempre são conhecidos, devido à transparência da operação logística.
A tecnologia é essencial na administração da cadeia de abastecimento de hoje. A forma como você gerencia o processo no ponto de produção, antes dos produtos acabados chegarem ao local de destino, faz a diferença.
O setor de varejo é um dos maiores beneficiários das técnicas melhoradas da cadeia de abastecimento global que pode atender tantas necessidades exclusivas do setor.
Estes benefícios incluem prazo confiável para atender a demandas sazonais e promocionais e estabelecimento do preço com frete incluso, rápido e eficiente, propiciando entrega antecipada de mercadorias nas lojas.


Reinaldo A. Moura,
Diretor da IMAM Consultoria Ltda., de São Paulo
Tel. (0--11) 5575 1400 imam@imam.com.br

Nenhum comentário: